Recuperando Discos Danificados parte 1

Meu disco pifou, e agora?

Hoje em dia meus fontes estão no SourceForge e meus documentos no Google Docs, então não me preocupo muito com backups. Um belo dia ao ligar meu notebook recebi a mensagem de "Disk Error", logo de cara. Não fiquei muito preocupado, mas minha esposa me lembrou que algumas (centenas) das nossas fotos estavam neste disco.

O notebook nem conseguia inicializar, e eu já estava esperando por uma perda total. Mas eu sou um cara (muito) teimoso, então resolvi pesquisar sobre recuperação de discos danificados.

Ao ligar o disco em outro micro, ainda podia navegar na árvore de diretórios, porém os error de I/O gerados travavam o Nautilus e até o Kernel!
Então achei o software dd_rescue, que tenta criar um arquivo de imagem a partir de um disco. Este software copia setor por setor do disco. Em caso de erro de leitura ele preenche o espaço com zeros e segue em frente. No final você tem uma imagem do seu disco danificado. A vantagem é que a imagem não trava o Nautilus e o Kernel como o disco real faz.

O problema é que o processo é muito lento. Quando o ddrescue lê um setor danificado, leva de muitos segundos até mais de um minuto para passar para o seguinte. Ao rodar o sistema a previsão de tempo para o disco todo seria de semanas.

Encontrei o software myrescue, uma opção ao ddrescue, porém com um algoritmo mais inteligente que pula áreas danificadas e permite voltar nelas mais tarde.

Graças a este algoritmo mais inteligente, o myrescue levou apenas 10 DIAS para processar todo o disco!!!

Para rodar este software você precisará de um outro disco que tenha espaço suficiente para o arquivo de imagem, que será aproximadamente do tamanho do espaço ocupado no disco danificado.

Observe que o procedimento de montar imagem independe do sistema de arquivos do disco. Ou seja, você poderia utilizar esta técnica para recuperar discos EXT3, EXT4, ReiserFS, NTFS, ou de qualquer outro tipo.

creditos : Rodrigo Robles
 

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog ainda esta em construção